52ª Reunião Presencial da Comunidade NetPonto em Lisboa

No dia 21-03-2015 será realizada a 52ª Reunião Presencial da Comunidade NetPonto em Lisboa. Para participar, efectue o registo de acordo com as instruções abaixo.

Agenda

09:45  -  Recepção dos participantes
10:00  -  Dynamic Compilation in Your Everyday Code with ShapeFX. What is it and why should you care. - Ricardo Barbosa e Dumitru Chirutac
   

A compilação dinamica de código na .NET Framework é algo que está disponivel desde as suas primeiras versões mas nem todos os developers tem uma noção clara do que significa ou de qual a sua utilidade. As razões para esse facto prendem-se a com uma API nem sempre facil de utilizar, à escassez de informação sobre a mesma e a bastante desconhecimento quanto às alternativas existentes na comunidade, como é o caso do projecto "Mono". 

Com a recente aposta no conceito de "compiler-as-a-service" pela Microsoft, materializado no projecto "Roslyn", este é um assunto que volta estar na ordem do dia e que abre oportunidades à criação de toda uma nova geração de aplicações e a maneiras de codificar que podem em muito acelerar a nossa produtividade, reduzindo tempo e custos no desenvolvimento / manutenção de software. 

Para facilitar o uso, integração e o subsequente "ramp-up" destas tecnologias, foi criada a ShapeFX. Esta apresentação pretende mostrar o funcionamento desta framework e como através da qual se pode começar a tirar partido dos benefícios da compilação dinâmica de uma forma livre, simples e imediata no código que desenvolvemos diáriamente.

11:30  -  Intervalo
12:00  -  A “minha” visão de arquitetura e design - Vitor Tomaz
   

Sempre que iniciamos um projeto devemos questionar se as arquiteturas base que temos usado até então são as mais adequadas ao problema. Será que as típicas arquiteturas de 3 camadas ainda são a melhor opção? Qual o estado da arte neste momento? 

Nesta sessão vamos analisar uma proposta de arquitetura mais limpa e desacoplada que se torna mais fácil de manter e estender e que é independente de frameworks, user inteface e base de dados. 

Vamos analisar as camadas que a compõem, as responsabilidades de cada uma e como é que comunicam entre elas. Para concretizar a ideia iremos ver um exemplo de implementação usando ASP.NET MVC para UI e SQLServer como base de dados.

13:30  -  Painel de Discussão e Sorteio de Prémios
Nota: Ao final da reunião, escolhemos um restaurante próximo e fazemos um almoço em grupo para continuar o convívio e aproximar as pessoas. A participação é opcional.

Local

Microsoft Portugal - Auditório
Rua do Fogo de Santelmo, Lote 2.07.02
1990-110 Lisboa
Portugal
Clique para ampliar o mapa.

Patrocinador "Gold"


Patrocinadores "Silver"


Patrocinador "Bronze"


Mais Comunidade NetPonto:

;