57ª Reunião Presencial da Comunidade NetPonto em Lisboa

No dia 24-10-2015 será realizada a 57ª Reunião Presencial da Comunidade NetPonto em Lisboa. Para participar, efectue o registo de acordo com as instruções abaixo.

Agenda

09:45  -  Recepção dos participantes
10:00  -  A vida dificil de um compilador – Boas praticas e Clean Code - Ricardo Santos
   

A apresentação tem como fio condutor a ideia expressa pela famosa citação do Martin Fowler -

"Any fool can write code that a computer can understand. Good programmers write code that humans can understand." - e pretende focar alguns principios fundamentais para produzir código mais legivel e de mais fácil manutenção, bem como alertar para erros comuns que vamos comentendo no nosso dia-a-dia, com a desculpa que "agora não há tempo"…

11:30  -  Intervalo
12:00  -  Simulação e modelação: ordo ad chaos - Paulo Vieira
   

A mudança está sempre presente no mundo em que vivemos. Estamos sistematicamente a assistir a transformações radicais no mundo, não só a nível tecnológico, mas também social e ambiental, que surgem com um ritmo cada vez mais acelerado.

Se algumas destas mudanças são conquistas maravilhosas da humanidade (comunicação, saúde, transportes), outras empobrecem a civilização (desemprego, criminalidade) e chegam a constituir uma ameaça séria à nossa sobrevivência (aquecimento global).

Para ultrapassar os desafios que nos são colocados pelos novos problemas é necessário adotar novas abordagens e ferramentas que induzam novas formas de pensar quando a experimentação direta não é solução, por exemplo: Qual é o impacto do aumento de CO2 na atmosfera? Como treinar pilotos de aviação? Como treinar operadores de centrais nucleares? Como testar o impacto da colocação de semáforos no fluxo de tráfego?

Nesta sessão será apresentada uma abordagem holística de modelação de sistemas complexos (suportada na teoria geral de sistemas) e serão exemplificados paradigmas de modelação e simulação com o objetivo de responder a questões praticamente impossíveis de responder através de experimentação direta.

Esta apresentação pretende lançar o desafio de pensar de uma forma diferente sobre os problemas do dia-a-dia e alargar os horizontes para abordagens que, não sendo convencionais, nos permitem utilizar as competências de programação para aumentar a capacidade de raciocínio e lidar de maneira diferente com a complexidade dos sistemas que desenvolvemos.

13:10  -  Painel de Discussão e Sorteio de Prémios
Nota: Ao final da reunião, escolhemos um restaurante próximo e fazemos um almoço em grupo para continuar o convívio e aproximar as pessoas. A participação é opcional.

Local

Microsoft Portugal - Auditório
Rua do Fogo de Santelmo, Lote 2.07.02
1990-110 Lisboa
Portugal
Clique para ampliar o mapa.

Patrocinador "Gold"


Patrocinadores "Silver"


Patrocinador "Bronze"


Mais Comunidade NetPonto:

;